segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Não ganhei o Prêmio, mas...

Rodoviária Harold Nielson
Passava da meia noite de quinta-feira, dia 2, quando consegui pegar no sono. No dia seguinte, partia às 7h com a minha sogra Rose Mere, para participar da solenidade de entrega do Prêmio de Jornalismo Unimed de SC, em Joinville. Eu fui uma das finalistas, na categoria Destaque Acadêmico, subcategoria jornal/revista.

Chegamos em Joinville por volta das 9h15. A primeira coisa que fizemos foi tomar um cafézinho para acordar. Afinal de contas, ainda era madrugada quando levantamos. As estrelas ainda brillhavam e o sol nem dava sinal de que apareceria naquela manhã. Um leve vento sobrava e uma névoa indicava o friozinho que  nos acompanharia durante todo o dia.

Nos primeiros minutos em Joinville não comecei bem. Consegui ensopar meu pastel com pimenta, achando que era catchup. A semelhança me enganou, mas ao apreciar o salgado, a temperatura subiu e não deixou dúvidas, era pimenta e das "quentes". Mal me recuperei do susto, pedi outro petisco. Desta vez uma linguiça assadinha, no ponto, como eu gosto. Me aproximei do buffet, que já estavam preparando para o almoço, para pegar farinha. Não sei o que ocorreu, de repente o pote virou todo em cima do meu prato, mesa e no chão. Eu fiquei só com a tampa nas mãos e sem reação, porque não parava de rir da situação. O dono do estabelecimento não viu, mas a minha sogra acompanhou tudo e me chamou rapidinho para sairmos de lá. Quase não consegui comer a "farinha com linguiça". Pouco tempo depois veio o garçom e limpou a lambança, sem saber ao certo o que tinha acontecido. Nós pagamos a conta e saímos de fininho. Por sorte não sugei a roupa, que era a única que tinha levado para a solenidade.

Pagamos um táxi e partimos para o Hotel Prinz, onde seria realizada a premiação. Um lugar muito aconchegante e bem localizado. Fica no bairro Atiradores, bem próximo do Centro de Joinville, diferentemente da Rodoviária, que fica localizada a uns 30 minutos.

Saimos do hotel e andamos alguns minutos até chegar na área central da cidade.Queríamos conhecer um pouco de Joinville, mas o tempo era curto. Voltamos e acompanhamos a premiação. O nervosismo tomou conta de nós. Na minha mesa sentaram a jornalista Ana Paula Flores com a sogra Rosane, a jornalista Marciane Paz, da Rádio Super Condá de Chapecó e a minha sogra Rose Mere. A representante do Oeste viajou 11 horas para participar da premiação. 

Eu, Rose Mere (minha sogra), jorn. Marciane e jorn. Ana Paula

 Confira os vencedores aqui.


Curiosidades sobre Joinville

Joinville é a cidade mais industrializada e populosa de SC, com mais de 500 mil habitantes. Mas eu consegui contar o número de pessoas que encontrei pelo caminho. Como era uma sexta-feira, início de dia, pode ser que o "povo" estava trabalhando nas indústrias do município.

ponto de ônibus de Joinville. No melhor estilo de telhado em V
A cidade é conhecida como "Cidade do Príncipe", "Cidade das Flores" e "Cidade das Bicicletas". O interessante é que não vi nenhuma bicicleta por lá. Mas acompanhando a história de Joinville descobri que há um museu de magrelas na cidade, que é o único do gênero na América do Sul. Não tive o privilégio de conhecer, mas vale a pena ler um pouquinho sobre o Museu da Bicicleta de Joinville.

Bati algumas fotos, almocei e conheci alguns colegas jornalistas. Não posso deixar de registrar que não faltaram candidatos a deputados na solenidade. Mesmo sendo um evento fechado, com público seleto, alguns médicos, candidatos de Joinville, aproveitaram a oportunidade para marcar presença, com direito a santinho, adesivo e tudo mais.

Não ganhei o prêmio, mas...

jorn. Ana Paula, jorn. Michelle Thomé, jorn. Marciane Paz, jorn. Mirian Gasparin, jorn. Marinês Barboza e jorn. Dinah Ribas
O prêmio, que seria o primeiro da minha carreira, eu não ganhei, mas fiz novas amizades e conheci três jornalistas fantásticas do Paraná, que participam da comissão julgadora. As jornalistas Dinah Ribas Pinheiro - professora de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná desde 1994 e assessora de imprensa do BRDE (2004 a 2008); Michelle Thomé - palestrante e consultora em Comunicação e Gestão de Pessoas, jornalista com mais de 15 anos de experiência em veículos como a Rádio CBN Curitiba e a TV Band Curitiba; e Mirian Gasparin, profissional com 36 anos de jornalismo com trabalhos na Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio, Jornal Gazeta do Povo, Rádio BandNews Curitiba, portal Jornale e Universidade Tuiuti.

Sem contar que também tive o privilégio de conhecer outras duas finalistass: as jornalistas Ana Paula Flores, editora do jornal Palavra Palhocense e Marciane Paz, apresentadora e repórter, da Rádio Super Condá de Chapecó. 

Eu me considero vencedora por chegar entre os finalistas. Que venham os outros prêmios!!!

Abrigada a todos que torceram por mim.



Leia minha reportagem aqui.

4 comentários:

  1. Marinês,
    Tu és uma excelente repórter, tens muito talento. Prêmios são importantes, mas muito mais importante é fazer jornalismo com qualidade, paixão e sensibilidade. E nisso tu dás um banho!
    Um forte abraço, do leitor,
    fernando

    ResponderExcluir
  2. Dale Mariiii... Eu disse que ia dar certo, não disse? Parabéns guria, és uma vencedora, independente da premiação. Te admiro muito.
    Beijos com muito carinho, Mai

    ResponderExcluir
  3. Marinês!

    Nossa fiquei maravilhada com seu texto! Como é bom visualizar a situação que vivenciou naquela sexta-feira (03) inesquecível! Foi muito bom conhecer você, a sua sogra, a mãe e a Ana Paula.

    O melhor do prêmio foi isso, essa troca de experiência. E já convido você e sua família, quando quiser fazer uma aventura venham para Chapecó, são 11 horas (hehehe) mas vale a pena, terei o maior prazer lhe mostrar as nossas riquezas.

    Sucesso e vamos manter o contato.

    Abraços e Fica com Deus!
    ---------------------------------------------------------
    MARCIANE PÁZ (Mtb/SC 0002978 JP)
    Jornalista - Rádio Super Condá

    ResponderExcluir
  4. A NOSSA JORNALISTA, NOSSOS PARABENS, A VIDA É ASSIM MESMO
    O IMPORTANTE É COMPETIR E PARTICIPAR!!! BREVE OS PREMIOS CHEGARÃO E VC JA PODE SE CONSIDERAR UMA VENCEDORA!!

    ABRAÇO

    ZECA MACHADO

    ResponderExcluir