Lancei um desafio para alguns colegas jornalistas. A maioria nem se arriscou responder, outros chutaram, mas a resposta estava longe do esperado. Apenas um corajoso engenheiro sanitarista e jornalista conseguiu desvendar o problema.
Vocês devem estar se perguntando, que problema é esse que nem os jornalistas conseguiram resolver? Pois bem. O desafio diz respeito a uma questão da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nível 1, que corresponde as provas de 5ª e 6ª séries.
É que minha sobrinha passou em primeiro lugar na escola, para a segunda etapa da OBMEP 2010. A prova será aplicada dia 11 de setembro. Resolvi pesquisar as provas dos anos anteriores, para ajudá-la a estudar. Acabei lendo algumas questões e fiquei apavorada. A prova é mal escrita e é necessário muito tempo para interpretá-la. Ficamos uns 20 minutos só para conseguir entender a questão. Isso porque acabei vendo a resposta antes.
A questão é a seguinte: Joãozinho coleciona números naturais cujo algarismo das unidades é a soma dos outros algarismos.
(a) Na coleção de Joãozinho há um número que tem 4 algarismos e cujo algarismo das unidades é 1. Que número é esse?
resposta
a) Há apenas três maneiras de escrever 1 como soma de três números naturais: 1 1 0 0 = + + , 1 0 1 0 = + + e 1 0 0 1 = + + , que nos dão as possibilidades 1001, 0101 e 0011. Os números 0101 e 0011 devem ser descartados, pois não têm quatro algarismos significativos. Logo na coleção do Joãozinho aparece o número 1001.
Entenderam? É necessário muito tempo para interpretar a questão. Será que nossas crianças estão preparadas para uma questão como esta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário